• Português
    • English
  • João Pessoa, PB - 3 a 5 de novembro de 2021

    Indústria 4.0

    Minicursos

    Minicurso 1: Uma introdução à problemas de corte e empacotamento de peças irregulares

    Agenda: a definir.

    Descrição do Minicurso: Este minicurso tem por objetivo tratar o problema de corte e empacotamento de peças irregulares. Devido à sua possibilidade de aplicação em diferentes indústrias, este problema têm sido muito estudado nos últimos anos. Entretanto, as técnicas de pesquisa operacional utilizadas para resolver os problemas com peças irregulares ainda são bastante limitadas, devido principalmente a sua representação geométrica. Neste minicurso, inicialmente, vamos abordar ferramentas geométricas e modelos matemáticos utilizados para sua representação. Em seguida, discutiremos algumas estratégias exatas e heurísticas para a resolução do problema. Dentre os métodos heurísticos vamos apresentar uma heurística baseada em machine learning (learnheuristics). Finalmente, apresentaremos algumas oportunidades de pesquisa na área.

    Ministrado por: Franklina M. B. Toledo, Aline Leão, Larissa T. Oliveira e Petra M. Bartmeyer.

    Franklina M. B. Toledo é bacharel em Matemática Aplicada e Computacional, mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Atualmente, é professora associada e pesquisadora na área de Otimização na Universidade de São Paulo (USP). 

    Aline Leão atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Matemática pela UNESP, mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). 

    Larissa T. Oliveira possui mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC/USP) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FC/UNESP). Atualmente, é pós-doutoranda no ICMC/USP trabalhando com os problemas de corte e empacotamento de peças irregulares e determinação de caminho de corte.

    Petra M. Bartmeyer é licenciada em Matemática pela UEPG, mestre em Matemática Aplicada pelo IMECC/Unicamp e doutora em Engenharia Elétrica pela FEEC/Unicamp. Tem experiência na área de programação linear e não-linear e em aplicações de otimização em problemas de engenharia.  Atualmente, é pós-doutoranda no ICMC/USP trabalhando com incertezas em problemas de corte e empacotamento de peças irregulares. 

    Inscrições: a definir.